Consolidação de servidores

A consolidação de servidores baixa o nivel de vulnerabilidade de exposição entre serviços, se forem criados servidores virtuais por serviço.

Uma máquina física pode conter vários servidores virtuais. Desta forma poupa em espaço físico, gasto de electricidade e manutenção.

Flexibilidade de ambientes no mesmo servidor. O mesmo servidor pode ter ambiente Windows, Linux ou outros.

Planeamos, desenvolvemos, testamos e fazemos uma análise de risco de indisponibilidade de serviços para garantir a eficácia da consolidação e virtualização.

Racionalização de espaço físico

Menos servidores, menos espaço ocupado.

Flexibilidade

Controlo e gestão consolidados e facilidade de crescimento e escalonamento de equipamentos.

Poupança

Poupança em hardware, electricidade corrente, poupança em gestão de servidores.

Segurança

Servidores distintos virtuais separam áreas vulneráveis. Facilidade de Backups.

Tecnologias

O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização baseada em Hypervisor. O Hypervisor é a plataforma de processamento de virtualização que permite que multiplos Sistemas Operacionais compartilhem uma única plataforma de hardware. A pilha de Virtualização é executada com a partição pai e tem acesso direto aos dispositivos de hardware.

Fonte: Wikipedia

Veja mais aqui : https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper-V

Voltado ao uso em servidores de grande porte. É um sistema operacional dedicado, que usa um núcleo proprietário, baseado no SimOS. O Red Hat Linux é usado para prover os diversos serviços, como gerenciamento remoto. Por rodar em um nível mais próximo do hardware, elimina-se o overhead de ter um sistema base, e aumenta-se a segurança. Por este motivo ele é usado em servidores de grande porte.

Fonte: Wikipedia

Veja mais aqui : https://pt.wikipedia.org/wiki/VMware#VMware_ESX_Server

Software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Xen permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware. Versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base. Diversos sistemas Unix modificados podem ser executados. Desde a versão 3.0, o Microsoft Windows e outros sistemas operacionais podem ser executados sobre o Xen.

Xen foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc. Em 15 de agosto de 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de dólares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende também uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do Xen foi disponibilizado em 2003.

Fonte: Wikipedia

Veja mais aqui : https://pt.wikipedia.org/wiki/Xen

Sistema de virtualização de código livre baseado em Debian-Linux.

Fonte: Wikipedia

Veja mais aqui : https://en.wikipedia.org/wiki/Proxmox_Virtual_Environment

VMware é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos.

Usando software de virtualização como o VMware é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais) a executar dentro de um computador físico que pode rodar um sistema operacional totalmente distinto. Do ponto de vista do utilizador e do software nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual. É muito usado em centros de dados, pois permite criar redundância e segurança adicional sem recorrer a tantas máquinas físicas e distribuindo e aproveitando melhor os recursos das máquinas hospedeiras.

Veja mais aqui : https://pt.wikipedia.org/wiki/VMware

Cookies

Este site faz uso de cookies. Ao continuar a navegar no site confirma que concorda. OK